segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Semana da Família 2011

     Vivenciamos, entre os dias 14 e 21 de agosto de 2011, a Semana Nacional da Família. Foram vários momentos especiais da graça de Deus, através das celebrações da santa Missa, da apresentação de Teatro e da visita às escolas de nossa cidade. Lamentamos o fato de não termos alguém que registrasse esses momentos para nós. Porém temos algumas fotos, embora de baixíssima qualidade, pois tiradas via aparelho celular.
Domingo, dia 14: Missa de Abertura, com a bênção dos pais

Presidida pelo Pe. Leonel e com a liturgia preparada pela Pastoral Vocacional, a Missa de abertura foi um momento de profunda reflexão sobre o valor da família e sobre o quão importante é a participação da família em uma Comunidade de fé, principalmente a fidelidade aos Sacramentos. Ao final da Missa, os pais presentes receberam uma bênção especial, por ocasião do seu dia.


Segunda-feira, dia 15: Santa Missa com bênção das mães.
Com a liturgia preparada pelos Ministros Extraordinários da Comunhão e dos Enfermos, A Missa da segunda-feira contou com significativa participação dos fiéis, especial mente as mães. Foi um momento de muita emoção quando Pe. Evandro convidou as mães presentes para se colocarem junto à Imagem de Nossa Senhora das Graças para, juntos pedirem a bênção para sua vocação maternal. 





Terça-feira, dia 16: Santa Missa com bênção dos avós.
Com a liturgia preparada pela Pastoral da Pessoa Idosa, a Missa da terça-feira contou com a presença especial dos vovôs e vovós, de todas as idades. Acolhemos, na procissão de entrada, as imagens de São Joaquim e Sant'Ana, avós de Jesus, que intercederam por nós, na bênção concedida pelo Pe. Evandro, ao final da Celebração.








Quarta-feira, dia 17: Missa da Recordação e da Esperança.
Na Missa e Novena dessa quarta-feira, especialmente preparada pelo Apostolado da Oração, Pe. Evandro nos ajudou a recordar com saudade das pessoas de nossa família, muito significativas em nossa vida. Trouxemos as fotos de nossos entes queridos e pudemos nos encher de esperança, pois a nossa boa vivência de família no hoje de nossa existência, só faz continuar o cultivo daquela sementinha que nossos parentes falecidos plantaram com muito amor e dedicação.

Quinta-feira, dia 18: Santa Missa da Acolhida, com um momento especial com os casais amasiados e os de segunda união.
     Esta Santa Missa, cuja liturgia foi preparada pela RCC de nossa paróquia, foi um momento especial de acolhida daqueles casais que, por uma circunstância ou outra, vivem junto sem poder realizar o sacramento do Matrimônio.
     Pe. Evandro incentivou os casais para que, quem pode sacramentalizar a sua união, que possa amadurecer a ideia e pedir essa graça ao Senhor, e aqueles que, por uma situação ou outra, não podem, que sejam perseverantes na participação da comunidade, que eduquem seus filhos na fé e não deixem de frequentar a Santa Missa, para comungar da presença de Jesus na sua Palavra e na unidade dos irmãos. 
     Nesta Missa ressaltamos as duas Mesas do banquete Eucarístico, o altar, mesa da Eucaristia, e o ambão, mesa da Palavra.

Sexta-feira, dia 19: Missa com bênção dos adolescentes, jovens e namorados.
Com a liturgia preparada pelo ECC (Encontro de Casais com Cristo) em conjunto com a Pastoral da Juventude e o PAJOM, esta Missa contou com a presença de muitos jovens e adolescentes que, convidados pelo Pe. Evandro, circundaram o altar da Eucaristia para, ali receberem uma bênção especial nesta semana da família. Também os casais de namorados rezaram juntos pelo seu relacionamento.


Sábado, dia 20: Missa com bênção das crianças e das mulheres grávidas.
Os Pequenos Grupos preparam a Liturgia dessa celebração, na qual o Pe. Leonel realizou a bênção das crianças, com uma oração especial pelas mulheres grávidas. Nesta Missa, destaque especial para uma homenagem também aos religiosos e religiosas, por ocasião de seu dia.

Domingo, dia 21: Encerramento da Semana da Família.
- Do principal dia de nossa Semana da Família não temos registros fotográficos, mas queremos guardar no coração as lindas imagens que só visualizou quem esteve presente e pode realizar uma inesquecível experiência com Jesus, Maria e José, a Sagrada Família, que nos cobriu de bênçãos nessa semana.
- Às 8h, na Igreja São José Operário, tivemos a Missa Mariana, preparada pela Catequese, para a Solenidade de Assunção de Nossa Senhora.
- Às 10h, celebramos junto com os amigos da APAE, a Missa de Abertura da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Múltipla e Intelectual.
- Às 19h, um grande número de fiéis esteve reunido, como uma única família, na Igreja São José, para assistir ao Teatro de Fantoches apresentado pela Pastoral Familiar e para Celebrar a Santa Missa de Consagração das Famílias a Nossa Senhora das Brotas
- Momento de grande emoção foi quando Pe. Evandro convidou cada família para que se ajuntasse e para que os pais manifestassem seu amor aos filhos e que os casais renovassem seu amor com um beijo singelo. Mesmo aqueles que estavam sozinhos foram acolhidos por alguém que representasse seu pai, sua mãe, ou seus filhos.
- Depois, um momento que vai ficar para sempre na história de nossa paróquia, foi o Abraço da Igreja São José. Cantando a Oração pela família, quem estava participando da Missa saiu, de mãos dadas, indo ao encontro dos Casais que estiveram o final de semana participando do Encontro de Casais com Cristo. Todos juntos, como uma só família, envolvemos a Igreja São José, ou melhor, a praça e a quadra, dado grande número de pessoas, num gigante e afetuoso abraço, manifestando a todos os piraienses nossa presença de Igreja-Família, com uma única missão de ser "sal da terra e luz do mundo".
- Depois, manifestamos nossa alegria com uma grande queima de fogos. Era uma noite de muito frio, porém, o calor da amizade que nos envolvia fez com que muitas pessoas permanecessem por ali, festejando a alegria de ser cristão, de ser católico, de ser FAMÍLIA.

*Durante a semana também tivemos as visitas às escolas para apresentação do Teatro de Fantoches. Ainda estamos reunindo fotos e logo publicaremos num post a parte.