segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Agradecimentos do Padre Janescleo por ocasião de sua ordenação

07/08/2013

Hoje dia de São João Maria Vianney patrono de todos os Padres, pela graça e misericórdia de Deus fui Ordenado Sacerdote da Igreja e com a Igreja. Sinto-me pequeno e pobre diante de tão grande Sacramento, mas Deus quis contar comigo e respondi ao seu apelo com coragem e generosidade. Não busco promoção, mérito ou agradar as pessoas. Busco e buscarei servir ao Senhor e ao povo que me foi confiado com alegria, fidelidade, simplicidade, amor e dedicação. Tendo como exemplo Cristo que foi servo de todos, por amor. Sabendo como disse no dia da minha ordenação Diaconal que havia gente bem melhor, mas o meu nome eu escutei.

“Por causa da Tua Palavra, lançarei as redes”. (Lc, 5,5). Com essa frase, lema da minha ordenação agradeço à Deus pelo Dom da vida e da vocação. Quantas vezes e quantos momentos em que estava desanimado, triste e abatido assim como os discípulos, e Deus me dava uma palavra de ânimo, e me fazia dizer por causa da tua palavra eu continuarei, ou seja, lançarei as redes. Deus sempre me sustentou e me amparou nos momentos mais difíceis e hoje me conforta e consola através da Igreja que confirma a minha vocação. Agradeço ao Nosso Bispo Dom Sérgio pelo apoio, confiança e carinho e saiba que vou ser Padre com o senhor e um presbitério, conte sempre comigo. Aos meus Reitores, Padre Mário Spaki, Padre Valdeslei e ao Padre Ivan o qual me acompanhou nesses últimos anos de formação, obrigado pelo carinho e confiança depositada.

Agradeço de modo especial aos meus pais os quais amo muito, que me concederam a vida e sempre foram minha rocha firme e meu sustento nos momentos difíceis, exemplos de fé, coragem e humildade. Quantas dificuldades, quantas lutas, quantas angústias passamos juntos. E vencemos, porque temos fé, e acima de tudo uma vida de oração, e o mais importante, somos uma família e nos amamos. Pai saiba que sua alegria, sua amizade, seus conselhos, sua paciência, seu amor me motivam a continuar sempre. Mãe sua sinceridade, seu jeito simples, sua preocupação em ligar simplesmente pra dizer que estava com saudade e queria ouvir minha voz é de suma importância porque me faz recordar que tenho uma família e que estão sempre do meu lado. A minha irmã Vânia, saiba que temos as nossas diferenças, mas te amo. E minha sobrinha Yasmin, sempre preocupada com o padrinho e sempre dizendo algo que me surpreende e motiva. E a todos meus familiares, pela presença agradável em minha vida e pelo apoio nos momentos em que mais precisei. E não podia esquecer-me de duas pessoas especiais em memória minha avó paterna Sila, pessoa da alegria e do serviço e meu avô materno Moacir, que foi para mim um testemunho de fé e de seguimento de Cristo e que hoje se alegra comigo junto de Deus. Agradeço a Deus por colocar pessoas maravilhosas e preciosas em minha vida, sem as quais eu não estaria aqui no dia de hoje. Meus padrinhos de ordenação:

Padre Luiz Carlos Mirkoski obrigado pela amizade e testemunho me mostrando o que é ser padre a exemplo de Cristo Bom Pastor, sua simplicidade, acolhida e alegria sempre me contagiaram e me levaram a responder com amor a minha vocação. Sei que não vou ser padre sozinho, posso contar com um irmão no ministério e um pai que me orienta e me conduz nos momentos difíceis.

Padre Leonel obrigado pela amizade, apoio e pela vida partilhada, brincamos muitas vezes, falamos de várias coisas, mais também de Deus e saiba que sua simplicidade me cativa. Lembro como se fosse ontem quando no ano de 2009 quando passava por dificuldades simplesmente disse conte comigo e era isso que eu precisava no momento e me motivou a continuar caminhando.

A Madre Claudete, mulher de fé, de coragem, sincera e uma mãe espiritual que sabe quando estou bem e quando preciso de suas orações, nosso vinculo é forte, porque estamos unidos em Cristo. Não entendemos como Deus coloca as pessoas em nossas vidas nos momentos e na hora certa e a senhora foi uma dessas pessoas que sempre está por perto me apoiando e amparando, nossa amizade que começou em uma brincadeira se tornou um vínculo profundo em Deus.

Agradeço ao Nelson e a Silvia pela presença agradável em minha vida. Nelson sempre com um jeito simples, tímido, acolhedor e sábio. Sua casa é minha casa, meu refúgio onde encontro abrigo e proteção, pois posso ser que eu sou sem medo dos julgamentos, pois sempre estão de braços abertos me esperando. Silvia com o seu jeito todo particular de ser, sincera, extravagante e alegre. Sei que para alguém te conquistar é difícil e acho que consegui, pois sempre está por perto e preocupada comigo, porque nos amamos e somos uma família, não de sangue, mais de coração. Como o tempo passa, quase 10 anos desde quando nos conhecemos. A todos os padres da nossa diocese. E aos Padres de outras dioceses os quais me apoiaram todos esses anos.

Aos diáconos permanentes de modo particular ao Diácono Marcelo, Paulo Henrique e Eurici pela amizade e testemunho. Agradeço aos professores, e aos funcionários do IFITEME, pela amizade e formação no decorrer desses anos de caminhada. Aos meus amigos, amigas, seminaristas, religiosos, religiosas (de modo especial às irmãs do colégio santa Marcelina), que se fazem presente no dia de hoje, saibam que vocês são importantes para mim, conte comigo e minhas orações.

Agradeço ao Hélio, irmão de caminhada e companheiro de jornada. Várias experiências vivenciamos juntos, algumas boas e outras difíceis, sabemos que o caminho que traçamos juntos no ano de 2004, foi interrompido por um motivo ou outro, mais os desígnios de Deus estão acima dos nossos e o mais importante é que continuamos firmes e perseverantes na caminhada e no seguimento de Jesus. Obrigado irmão, pois é isso que é para mim, pela vida doada e partilhada. Da nossa turma de 07 que iniciamos sobramos nós dois talvez nem de longe os melhores, mas é conosco que Deus quer contar.

A todas as pessoas que vieram de outras cidades, comunidades e paróquias. Muito obrigado. Demonstra que sou capaz de amar e sou amado.

Agradeço de modo especial ao Padre Evandro meu primeiro reitor e Pároco dessa Paróquia. Sua dedicação e testemunho me motivam cada dia. Sempre esperamos um pelo outro toda a manhã, para começarmos bem nosso dia através da oração. Somos diferentes e muitos. Nossos gostos são totalmente diferentes, nossos estilos nem de longe se parecem, mais aí que está o belo, porque embora diferentes, caminhamos juntos unidos em uma Pessoa, Jesus Cristo, e não por nós mesmos. Obrigado por tudo que tem feito e realizado em minha vida e por me fazer amar ainda mais a minha vocação. No início pensei como seria a nossa convivência, vim com medo e receio, mas Deus nos deu a possibilidade de nos encontrarmos novamente e convivermos para dizer que somos irmãos no presbitério, nos amamos em Cristo e queremos caminhar juntos. Conte sempre comigo. Ao padre Gustavo obrigado pelo testemunho, carinho, apoio e de me fazer aprender conviver e amar a vida religiosa.

Por fim, agradeço a todos os paroquianos da Paróquia Senhor Menino Deus. Muito tempo se passou e eis que o grande dia chegou, sou Padre. Graças ao testemunho e a oração de cada um de vocês. Quantas famílias que se tornaram minha segunda família, me sustentando, me amparando e guiando quando estava um pouco perdido. Não cito nomes porque demoraria muito tempo e correria o risco de esquecer alguém. Mais uma pessoa em especial que marcou minha vida cito e que não está mais entre nós fisicamente e que todos conheceram e muito. Luis Fernando Farias em memória, seu jeito simples, amigo, acolhedor, alegre, foi e são minha motivação de continuar amando as pessoas do jeito simples e alegre de Maria nossa Mãe. Obrigado e sei que está intercedendo por mim junto de Deus.

Sei do esforço e do trabalho de cada um para que essa ordenação se realizasse. Obrigado as pastorais, movimentos e pessoas que trabalharam com tanto empenho, amor e carinho. Isso demonstra que vocês me amam de verdade. Várias pessoas nesses dias vieram me dizer, sabia que o povo de Piraí do Sul gosta muito de você. Respondi sem pensar muito, sabia. Porque esse sentimento é recíproco, pois amo cada um de vocês também.

A nossa vocação é um renovar o sim cotidianamente, por isso conte sempre com minhas orações e peço para que todos rezem por mim para que Deus possa realizar o seu desígnio e sua vontade em meu ministério.

Padre Janescleo Guimarães Souza