sexta-feira, 20 de junho de 2014

Corpus Christi 2014

Por Toninho Anhaia

Em Piraí do Sul a celebração de Corpus Christi de 2014, teve inicio na Igreja São José, onde foi celebrada a missa e após saiu a procissão até a Igreja Matriz do Senhor Menino Deus. As principais ruas da cidade foram enfeitadas por movimentos, pastorais e comunidade escolar, demonstrando assim amor e respeito a Jesus Eucarístico. Na homilia foi destacado que o ventre de Nossa Senhora foi o primeiro sacrário onde Cristo foi adorado. O pároco Pe Evandro Luis Braun frisou a importância de cada cristão em ser missionário e levar o Cristo a ser conhecido e amado em todos lugares. "Você pode ser missionário em tua família, em teu trabalho na roda de seus amigos e faze-los conhecer Cristo. Cristo ama a cada pessoa e precisa de sua ajuda para que todos conheçam o seu grande amor", frisa o pároco.
A ORIGEM

A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao Século XIII. A Igreja sentiu necessidade de realçar a presença real do “Cristo todo” no pão consagrado. A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula ‘Transiturus’ de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes. Aconteceu, porém, que quando o padre Pedro de Praga, da Boêmia, celebrou uma Missa na cripta de Santa Cristina, em Bolsena, Itália, aconteceu um milagre eucarístico: da hóstia consagrada começaram a cair gotas de sangue sobre o corporal após a consagração. Alguns dizem que isto ocorreu porque o padre teria duvidado da presença real de Cristo na Eucaristia.

O Papa Urbano IV (1262-1264), que residia em Orvieto, cidade próxima de Bolsena, onde vivia S. Tomás de Aquino, informado do milagre, então, ordenou ao Bispo Giacomo que levasse as relíquias de Bolsena a Orvieto. Isso foi feito em procissão. Quando o Papa encontrou a Procissão na entrada de Orvieto, teria então pronunciado diante da relíquia eucarística as palavras: “Corpus Christi”.

A Eucaristia é um dos sete Sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse: “Este é o meu corpo… isto é o meu sangue… fazei isto em memória de mim” (Cf. Lc 22,19-20). Porque a Eucaristia foi celebrada pela 1ª vez na Quinta-Feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira após o Domingo da Santíssima Trindade.

“Aquele que come a minha Carne e bebe o meu Sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia” (Jo 6,55).

Mais fotos podem ser vistas AQUI.