“Ao Senhor Menino Deus, servimos com Maria,
na alegria de ser povo, construindo um mundo novo!”
Com muita tristeza queremos pedir a compreensão do nosso bom povo católico de Piraí do Sul e de todas as pessoas!
Um vizinho da nossa Matriz fez uma denúncia ao Ministério Público questionando sobre “banheiros suficientes e gratuitos à população” e sobre a “segurança suficiente tanto para a festa como para seu entorno”. Esta denúncia foi assinada no dia 16 de dezembro.
A promotoria oficializou, na mesma data, às 17h07min, a Prefeitura Municipal questionando também outros assuntos: sobre os alvarás da Festa (da Prefeitura Municipal, da Vigilância Sanitária e do Corpo de Bombeiros). Como para a liberação do Alvará é necessária a documentação do Corpo de bombeiros, a Prefeitura Municipal não tem condições de fornecê-lo, razão pela qual não haverá festa externa até que obtenhamos as liberações necessárias, que estamos providenciando.
Fato único, fato histórico, fato que nos faz dizer mais uma vez o que temos repetido para algumas pessoas nestes últimos tempos: “É proibido fazer festa!” “É proibido fazer o bem!” “É proibido conviver!”
Mas estamos certos de que o caminho do Evangelho é este: sempre marcado pela cruz e pelas provações. E chega também a morte! (E agora foi à morte da nossa festa!) Mas a Ressurreição é uma realidade!
Salientamos, mais uma vez, que muitas pessoas do bem têm feito de tudo para nos ajudar. Também a Prefeitura Municipal vem fazendo todo o possível para resolver a situação. Impressionamo-nos com tanta generosidade, manifestações de apoio e prontidão das pessoas.
Salientamos também que, além desta, temos outras denúncias. Temos feito de tudo para nos adequarmos às leis vigentes e, certamente, nossa intenção é a de fazer tudo do melhor jeito possível.
Vamos para casa! Fiquemos em nossas casas, após as celebrações na Igreja Matriz! E a cada dia voltaremos outra vez para celebrar juntos a Novena do Senhor Menino Deus; se Deus quiser, com a festa continuando.
Pedimos a colaboração de todos. Não adianta revolta, não queremos arruaças e nem manifestações. Aprendamos de Jesus: Ele nos ensina a amar, a oferecer a outra face, a acolher o mistério da cruz. Somos povo de Deus! Caminhamos juntos!
Obrigado meus irmãos e, como padre, preciso dizer, meus filhos! Obrigado por tantas manifestações de solidariedade e carinho. Obrigado aos católicos e tantas pessoas de outras igrejas ou pessoas que não professam nenhuma fé! Deus os abençoe a todos.
Falhamos, com certeza, mas sem a intenção, e também muito convictos de que estamos procurando fazer o melhor e queremos o bem do nosso Município. A 142ª Festa do Senhor Menino Deus continuará, no momento, apenas com a Novena!
O Senhor Menino Deus abençoe a todos! E nossa Senhora das Brotas nos ampare neste momento.
Pe Evandro Luis Braun,
Pároco da Paróquia Senhor Menino Deus