quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Nota Explicativa da Paróquia Senhor Menino Deus

“Ao Senhor Menino Deus, servimos com Maria,
na alegria de ser povo,  construindo um mundo novo!”

Com muita tristeza queremos pedir a compreensão do nosso bom povo católico de Piraí do Sul e de todas as pessoas!

Um vizinho da nossa Matriz fez uma denúncia ao Ministério Público questionando sobre “banheiros suficientes e gratuitos à população” e sobre a “segurança suficiente tanto para a festa como para seu entorno”. Esta denúncia foi assinada no dia 16 de dezembro.

A promotoria oficializou, na mesma data, às 17h07min, a Prefeitura Municipal questionando também outros assuntos: sobre os alvarás da Festa (da Prefeitura Municipal, da Vigilância Sanitária e do Corpo de Bombeiros). Como para a liberação do Alvará é necessária a documentação do Corpo de bombeiros, a Prefeitura Municipal não tem condições de fornecê-lo, razão pela qual não haverá festa externa até que obtenhamos as liberações necessárias, que estamos providenciando.

Fato único, fato histórico, fato que nos faz dizer mais uma vez o que temos repetido para algumas pessoas nestes últimos tempos: “É proibido fazer festa!” “É proibido fazer o bem!” “É proibido conviver!”

Mas estamos certos de que o caminho do Evangelho é este: sempre marcado pela cruz e pelas provações. E chega também a morte! (E agora foi à morte da nossa festa!) Mas a Ressurreição é uma realidade!

Salientamos, mais uma vez, que muitas pessoas do bem têm feito de tudo para nos ajudar. Também a Prefeitura Municipal vem fazendo todo o possível para resolver a situação. Impressionamo-nos com tanta generosidade, manifestações de apoio e prontidão das pessoas.

Salientamos também que, além desta, temos outras denúncias. Temos feito de tudo para nos adequarmos às leis vigentes e, certamente, nossa intenção é a de fazer tudo do melhor jeito possível.

Vamos para casa! Fiquemos em nossas casas, após as celebrações na Igreja Matriz! E a cada dia voltaremos outra vez para celebrar juntos a Novena do Senhor Menino Deus; se Deus quiser, com a festa continuando.

Pedimos a colaboração de todos. Não adianta revolta, não queremos arruaças e nem manifestações. Aprendamos de Jesus: Ele nos ensina a amar, a oferecer a outra face, a acolher o mistério da cruz. Somos povo de Deus! Caminhamos juntos!

Obrigado meus irmãos e, como padre, preciso dizer, meus filhos! Obrigado por tantas manifestações de solidariedade e carinho. Obrigado aos católicos e tantas pessoas de outras igrejas ou pessoas que não professam nenhuma fé! Deus os abençoe a todos.

Falhamos, com certeza, mas sem a intenção, e também muito convictos de que estamos procurando fazer o melhor e queremos o bem do nosso Município.  A 142ª Festa do Senhor Menino Deus continuará, no momento, apenas com a Novena!

O Senhor Menino Deus abençoe a todos! E nossa Senhora das Brotas nos ampare neste momento.

Pe Evandro Luis Braun,
Pároco da Paróquia Senhor Menino Deus